terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Hedonê e Algea

#ADM Poseidon 

**** Hedonê ****


Hedonê, na mitologia grega, era uma das "daemon" gregos. Filha de Eros e Psique. Era a personificação do desejo sexual. Tinha muita relação com Afrodite, e também a cronologias em que dizem que Hedonê é uma filha de Afrodite.

Seu nome, em grego, significa "prazer", e em alguns lugares também consideravam-na a deusa da luxúria. Tendo como seu "oposto", Algea (a dor).

**** Algea ****


Algea, na mitologia grega, eram espíritos femininos que traziam tristezas e lágrimas aos homens. A cronologia diz que Algea é filha de Éter, o ar, e Gaia, a terra. Estavam relacionadas Oizus, personificação da angústia e da tristeza. Irmã de Limos, a fome, de Disnomia, a desordem , das Hisminas, as disputas, de Lete, o esquecimento, de Horcus, o juramento (aquele que pune os perjuros); de Ponos, o trabalho pesado e a fatiga; das Fonos, as matanças; das Macas, as batalhas; das Androctasias, os massacres; das Anfilogias, as ambiguidades; das Pseudologos, as mentiras e falsidades; de Até, a insensatez e a ruína.

Algea é considerada oposta de Hedonê



2 comentários:

  1. Obrigado. Este Sem dúvida é um excelente artigo, mas e quanto ao "daemon" que foi citado nele? Eu tentei pesquisar aqui site e não achei nada.
    Você poderia por favor fazer um artigo sobre "daemons" também?

    ResponderExcluir