quinta-feira, 4 de julho de 2013

Héstia

#ADM Poseidon



Héstia, ou Vesta para os romanos, é a deusa dos laços familiares (muitos pensam "para que uma deusa diminutiva assim vive no Olimpo?")

Filha de Cronos e Reia, naturalmente irmã de Zeus, Hades e Poseidon (acredito que por isso ela vive no Olimpo). Por ter jurado virgindade a seus irmão perante a Zeus, ela ganhou a honra de ser venerada e adorada em todos os tipos de lares e famílias. Simbolizada pelo fogo da lareira. 

Embora não apareça com frequência nas histórias mitológicas, era admirada por todos os deuses. Era a personificação da moradia estável, onde as pessoas se reuniam para orar e oferecer sacrifícios aos deuses. Era adorada como protetora das cidades, das famílias e das colônias.

Cada peregrino que chegava a uma cidade, primeiro fazia um sacrifício à Héstia. Seu culto era muito simples: na família, era presidido pelo pai ou pela mãe Era representada como uma mulher jovem, com uma larga túnica e um véu sobre a cabeça e sobre os ombros. Havia imagens nas suas principais cidades, mas sua figura severa e simples não ofereceu muito material para os artistas.

Não podia ser encontrada no Monte Olimpo, e não fez nenhum protesto quando Dionísio, deus do vinho, cresceu em proeminência e a substituiu como uma das doze. Por não tomar parte nos romances e guerras que então ocupavam a mitologia grega, é a menos conhecida dos principais deuses e deusas gregas. Contudo, foi grandemente honrada, recebendo as melhores ofertas feitas pelos mortais aos deuses. Desistiu do seu lugar e foi acender a lareira para que o novo deus do êxtase e do vinho, Dioniso, pudesse sentar-se no trono.


Um comentário: